ARMAZENAMENTO DE ENERGIA

Eletricidade pode ser entendida como um insumo de alto valor agregado e fundamental para manutenção da cadeia produtiva, independentemente do setor.

A segurança no fornecimento e a qualidade da energia são fatores que impactam o desempenho técnico e econômico da maioria dos processos. Desta forma, muitos fatores justificam a utilização de sistemas de Armazenamento de Energia (Energy Storage).

As aplicações conhecidas como POWER-TO-POWER (armazenamento e redespacho de eletricidade), justificam-se por conta de sazonalidade na geração, distintas tarifas e preços de eletricidade.

Além desta aplicação, é possível a utilização de excedentes elétricos para a produção de vetores energéticos, tal como o hidrogênio. Estas aplicações são definidas como POWER-TO-GAS (em tradução livre “Eletricidade para Gases”) ou POWER-TO-CHEMICALS (em tradução livre “Eletricidade para Químicos”), caso a aplicação final não seja energética.

Seja qual for a finalidade, o excedente elétrico pode ser convertido em hidrogênio com a utilização do processo de eletrólise da água, ou mesmo em metano, produzido com o uso de hidrogênio eletrolítico em reação com dióxido de carbono.

O hidrogênio produzido a partir de excedentes elétricos pode ainda abastecer uma frota de veículos elétricos com célula a combustível, numa aplicação normalmente denominada POWER-TO-MOBILITY (em tradução livre “Eletricidade para Mobilidade”).

Seja qual for sua aplicação, a equipe técnica da Hytron, juntamente com parceiros internacionalmente reconhecidos, possui experiência em aplicações de armazenamento de energia envolvendo:

  • Baterias convencionais;

  • Baterias de Lítio;

  • Baterias de Fluxo (RedOx Flow Batteries);

  • Hidrogênio eletrolítico;

  • Produção de metano através do processo Sabatier;

  • Outras tecnologias alternativas.

Seja a aplicação isolada ou conectada à rede elétrica, os sistemas de armazenamento de energia podem impactar a segurança e a qualidade da energia de seu processo produtivo.

 
 

HIDROGÊNIO E CÉLULAS A COMBUSTÍVEL

Além de prover soluções para EAV’s (Estações de Abastecimento Veicular), sistemas fundamentais para as aplicações do hidrogênio em mobilidade, nossa equipe possui anos de experiência na integração e demonstração de sistemas de geração de energia elétrica com células a combustível.

Células a combustível são dispositivos capazes de converter o potencial energético de um combustível (ou seja, a energia contida em suas ligações químicas) diretamente em eletricidade.

Assim como os eletrolisadores, as células a combustível são também dispositivos eletroquímicos diferenciados pelo tipo de eletrólito, meio condutor iônico utilizado pelo equipamento.

Dentre os muitos tipos de células a combustível, destaca-se a tecnologia PEM (Proton Exchange Membrane), a qual é empregada em veículos elétricos abastecidos por hidrogênio e, em casos específicos, utilizada para geração estacionária de eletricidade com o uso de gás rico em hidrogênio, proveniente de reformadores.

Nestas aplicações, as células a combustível constituem uma alternativa tecnológica para geração distribuída de energia, com vantagens como baixo nível de ruído e baixo índice de emissões.

Outra tecnologia de destaque são os sistemas MCFC (Molten Carbonate Fuel Cell). Esta tecnologia opera em temperaturas da ordem de 600°C, com alto potencial de cogeração e com capacidade de ser abastecida diretamente por gás natural ou biogás, em sistemas de centenas de kW a dezenas de MW.

Além disso, a tecnologia MCFC pode ser utilizada para captura de dióxido de carbono em efluentes industriais (tais como emissões aéreas de usinas térmicas de potência), disponibilizando o CO2 para aplicações industriais ou para armazenamento permanente (CCS – Carbon Capture and Storage ou EOR – Enhanced Oil Recovery), concomitantemente à geração de eletricidade.

A Hytron executou em conjunto com diversos fabricantes de todo o mundo, muitos projetos de integração e demonstração de sistemas de células a combustível, em aplicações de geração estacionária, geração embarcada (veicular) e armazenamento de energia, eletricamente isolados ou integrados à rede.

 

CONSULTORIA

Automação para Usinas Fotovoltaicas

Nossa equipe especializada em automação de Usinas Fotovoltaicas (UFV) está pronta para lhe auxiliar nas mais diversas etapas de implementação, possibilitando a correta definição dos equipamentos e da infraestrutura necessária para o empreendimento.

Oferecemos serviços de consultoria em:

  • Requisitos necessários para interligação dos equipamentos;

  • Rede de dados da UFV;

  • Projeto e execução do sistema de monitoramento e controle (SCADA);

  • Supervisão da instalação dos equipamentos e rede de dados;

  • Supervisão e acompanhamento do desenvolvimento do SCADA e;

  • Comissionamento.

Avaliação e gestão de projetos fotovoltaicos (engenharia do proprietário)

A Hytron oferece consultoria aos futuros proprietários de Usinas Solares Fotovoltaicas (UFV) realizando a revisão dos projetos básico e executivo, supervisionando os trabalhos civis, mecânicos e elétricos das usinas, desde o cronograma de construção à qualidade dos materiais instalados pelo EPC.

Nossa consultoria no modo Engenharia do Proprietário contempla os seguintes serviços:

  • Projeto básico;

  • Especificações técnicas;

  • Projeto executivo e As Built;

  • Supervisão da construção;

  • Comissionamento e Start-Up;

  • Material Sourcing;

  • Verificação da garantia de PR (Performance Ratio) da usina;

  • O&M e;

  • Aspectos regulatórios.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

A equipe Hytron executou em conjunto com diversos fabricantes e instituições de pesquisa, projetos de implantação de sistemas de geração distribuída utilizando tecnologias convencionais e alternativas.

Dentre as tecnologias utilizadas pela Hytron destacam-se: grupos geradores abastecidos por combustíveis alternativos, microturbinas a gás, usinas fotovoltaicas, aerogeradores de pequeno e médio porte, geradores ORC e sistemas de célula a combustível.

Os projetos desenvolvidos possuem uma vasta faixa de potência instalada, configurações para operação em modo Isolado (Stand-Alone), Emergencial (Back-Up) e Conectado a Rede (Grid-Tie), além de fornecimento de sistema supervisório (SCADA).

Trabalhando com inúmeros parceiros podemos desenvolver a solução de geração mais adequada à sua realidade, e entregá-la em formato Turn-Key.

Temos experiência para sugerir a solução mais aderente a diversas realidades e auferir os ganhos relativos à economia de energia em qualquer processo.

 

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Na área de geração fotovoltaica, a Hytron coordenou o projeto de pesquisa que deu origem à Usina Solar Tanquinho, com potência de 1.100 kWp, localizada na cidade de Campinas e pertencente à empresa CPFL Renováveis.

Também projetou a usina solar do Parque Cândido Portinari, com 520 kWp, na cidade de São Paulo. Como estes, a empresa participa também de outros projetos relacionados à geração distribuída de energia elétrica, desde o ano de 2003.

Todo esse conhecimento e experiência acumulada colocam a Hytron como uma opção de parceiro segura e confiável. As exigências trazidas pelas novas regulamentações do setor elétrico exigem profissionais com expertise na área técnica e regulatória, a fim de prover as melhores soluções para cada cliente.

  • Homologação de projetos de usinas ANEEL (Ch13) e de mini geração;

  • Engenharia do proprietário;

  • Soluções para o EPC de parques fotovoltaicos;

  • Soluções para o monitoramento de usinas solares;

  • Consultoria e instalação de sistemas de monitoramento;

  • Comissionamento de instalações fotovoltaicas;

  • O&M (Incluindo centro de operações e diagnóstico de operações) de usinas fotovoltaicas.

 

GERADORES ORC (Ciclo Rankine Orgânico)

Geradores ORC são equipamentos capazes de produzir eletricidade a partir do aproveitamento do calor residual de processos e equipamentos, o qual geralmente é desperdiçado. Ou seja, consistem em geradores estacionários de eletricidade responsáveis pela cogeração de energia sem custo adicional de combustível.

Trata-se de uma tecnologia incipiente no Brasil e que pode trazer economia de energia ao seu processo.

Este processo é equivalente à cogeração utilizando vapor de água (ciclo Rankine “convencional”), diferindo pelo fluido de trabalho. Ao invés de água, os geradores ORC utilizam um fluido orgânico adequado à aplicação.

Esta tecnologia viabiliza a cogeração de eletricidade mesmo para efluentes térmicos abaixo de 100°C, viabilizando a termogeração em escalas reduzidas e sem custo adicional de combustível.

A tecnologia Hytron de geradores ORC opera numa vasta faixa de temperaturas, com capacidades unitárias de até 100 kWe e condensação a ar ou a água.

Conheça o potencial de cogeração de sua aplicação. Traga savings ao seu processo com geradores ORC.

 
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

E-mail: hytron@hytron.com.br

Tel.: +55 19 30322522

Eritrina, 181

Condomínio Industrial Veccon Zeta

Sumaré - SP - Brasil

CEP.: 13.178-543

©2017 por Hytron Energia e Gases Industriais.