Alguns de nossos projetos:

Utilização de célula a combustível abastecida por hidrogênio obtido da reforma de gás natural

Cliente: BG Brasil / Shell

Este projeto buscou desenvolver e operar um reformador de gás natural de pequeno porte (tecnologia de reforma-vapor capaz de produzir 2 kg/h de hidrogênio equivalente), capaz de abastecer a uma célula de combustível (HT-PEMFC) com capacidade instalada de 20 kWe. O projeto avaliou igualmente o desempenho técnico, econômico e ambiental do sistema integrado, incluindo aspectos como eficiência energética, emissões, custo do hidrogênio gerado, custo da energia gerada e completa análise de LFA (Life Cycle Assessment).

 
 

Consultoria e estudo da cadeia de suprimentos de gases industriais para empresa do segmento alimentício no Brasil

Cliente: Confidencial

Este projeto de consultoria trouxe uma economia total de cerca de 50% no gasto anual da empresa em gases industriais. Este resultado foi alcançado com a inclusão da avaliação técnica dos modelos de suprimento na empresa, visando aumentos de eficiência e economicidade. Foram avaliadas 14 filiais distintas em todo o Brasil.

Extensão da autonomia de banco de baterias com o uso de sistemas de célula a combustível

Cliente: Eletrosul

Este projeto consiste no desenvolvimento de um sistema integrado de armazenamento de energia baseado no uso de hidrogênio e células a combustível, o qual pode substituir ou estender a autonomia de bancos de baterias em subestações de energia. Para este fim, a Hytron desenvolveu um eletrolisador alcalino pressurizado de pequeno porte    (1 Nm3/h de H2), com tecnologia própria, adequado para o atendimento de um sistema de célula a combustível tipo PEM (Proton Exchange Membrane) e para o armazenamento de gás sem o uso de compressores mecânicos intermediários. Este sistema encontra-se em avaliação nas instalações da Hytron, quanto ao seu desempenho, confiabilidade, segurança e custos, e será transferido para uma subestação de energia para fins demonstrativos.

 

Uso de energia hidrelétrica excedente para armazenamento de energia através da produção de hidrogênio

Cliente:  Companhia Energética Barra Grande S.A. (BAESA) and Campos Novos Energia S.A (ENERCAN)

Este projeto teve como objetivo estudar os aspectos técnicos, econômicos e ambientais do emprego do excedente energético das Usinas de Barra Grande e Campos Novos na produção eletrolítica de hidrogênio, seu armazenamento e reconversão em energia elétrica. O projeto incluiu a integração de uma planta piloto de eletrólise da água a um grupo gerador estacionário de energia, o qual permitiu avaliar uma tecnologia comercial de eletrogeração, e convencional, para aplicações envolvendo hidrogênio. Os resultados mostraram que o sistema de armazenamento de energia utilizando hidrogênio é tecnicamente viável e, ainda mais importante, quais as adequações necessárias à geradores Otto para adequado funcionamento quando abastecidos por hidrogênio.

 

Unidade integrada para a produção de hidrogênio a partir do gás natural

Cliente: Comgas

Este projeto visa construir e demonstrar uma unidade integrada para produção de hidrogênio de alta pureza, a partir do gás natural, para atendimento de clientes com demanda de geração on-site.

Geração de potência auxiliar através de células a combustível abastecidas por hidrogênio obtido da reforma de etanol

Cliente: AES

A Hytron está desenvolvendo um protótipo de sistema de geração estacionária de energia o qual emprega a reforma não-catalítica (oxidação parcial) do etanol para produção de uma corrente gasosa rica em hidrogênio. Esta corrente, com adequado pós-tratamento, é utilizada para abastecer um sistema de célula a combustível tipo HT-PEMFC (High Temperature Proton Exchange Membrane Fuel Cell), com capacidade instalada de 20 kWe. O protótipo de gerador estacionário pode operar conectado à rede elétrica de baixa tensão, com sincronismo automático para despacho de energia. O principal objetivo do projeto é o de desenvolver e demonstrar um reator não-catalítico para processamento de vários potenciais combustíveis para a produção de hidrogênio, com foco numa tecnologia multicombustível. Trata-se de um conceito de sistema inovador, com potencial para insumos tais como glicerol, óleo vegetal, resíduos oleosos, biogás, dentre outros.

Usina solar fotovoltaica conectada a rede elétrica da CPFL – diversificação da matriz energética brasileira

Cliente: CPFL 

Neste projeto, a Hytron foi responsável pela coordenação da implantação da Usina Solar Tanquinho. A Hytron também preparou os estudos técnicos e econômicos da geração de energia fotovoltaica e elaborou os projetos básico e executivo da planta.

Esta usina é conectada à rede CPFL em média tensão, com 1,1 MWp (utilizando duas tecnologias distintas de painéis fotovoltaicos: policristalino e filme fino). O projeto também ajudou a fornecer uma visão regulatória para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Atualmente, esta é a maior usina fotovoltaica do estado de São Paulo.

 

Usina Solar Flutuante

Cliente: Eletrosul 

Este projeto tem como objetivo avaliar a geração híbrida (geração de energia hidrelétrica e fotovoltaica flutuante), aproveitando os reservatórios de água disponíveis em hidrelétricas assim como as subestações e linhas de transmissão existentes.

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

E-mail: hytron@hytron.com.br

Tel.: +55 19 30322522

Eritrina, 181

Condomínio Industrial Veccon Zeta

Sumaré - SP - Brasil

CEP.: 13.178-543

©2017 por Hytron Energia e Gases Industriais.